Método Montessori

Método Montessori

Dentro de uma sala Montessori as atividades atendem a cada criança em apresentações individuais ou em pequenos grupos assegurando o respeito ao ritmo de cada aprendiz e o sucesso da aprendizagem.

Num ambiente preparado, de acordo com as necessidades do aluno, este aprende a se desenvolver por si mesmo, guiado por suas potencialidades inatas. Não há limite para o que as crianças desejam criar. Assim, sua inteligência pode crescer livre.

As salas são divididas por faixa etária, Maria Montessori defendia a estrutura de classes de idades mistas, não somente para assegurar uma atmosfera de aprendizado cooperativo, o trabalho em equipe, o desenvolvimento emocional e o incentivo à interação social, mas a justificava pela especificidade na forma de aprender que cada etapa de desenvolvimento apresenta.

O método Montessori oferece aos seus aprendizes um "ambiente preparado" com materiais de desenvolvimento de características bem definidas, permitindo à criança chegar gradualmente e de acordo com seu ritmo, à conquista de novos conhecimentos.

Quem foi Maria Montessori?

Maria Montessori nasceu na Itália, em 1870, e faleceu em 1952. Formou-se em Medicina, Pedagogia, Antropologia e Psicologia. Foi à primeira mulher a se formar em medicina em seu país.

Maria Montessori foi à idealizadora do Sistema Montessori. Ela inaugurou em Roma, no ano de 1907 a primeira escola que adotou o seu sistema educacional, um método pedagógico revolucionário para sua época e que se espalhou neste tempo por todos os continentes.

Ela baseou seu método de educação na observação científica dos processos de aprendizagem das crianças. Guiada por suas descobertas sobre como as crianças aprendem por elas mesmas. A Dra. Montessori sugere que lhe seja oferecido um ambiente estruturado para que sua ação seja produtiva; nutrindo a sua curiosidade natural e instigando-a para novas descobertas com atividades apropriadas para cada etapa de sua vida. Nesta perspectiva a criança é a protagonista de um processo de autoconstrução, favorecido pelos cuidados do educador.

Depoimentos sobre o Método Montessori

  • Dr. Daniel Willingham
    O Método Montessori está muito além do que a ciência cognitiva sabe. Devagar, estamos chegando lá.
    Dr. Daniel Willingham
    Professor de Psicologia na Universidade de Virgínia
  • Andrew McAfee
    Estou muito contente de saber que o método Montessori está começando a ser utilizado em escolas públicas [nos Estados Unidos]. E estou ansioso por mais pesquisas sobre as vantagens e desvantagens desta abordagem educacional. Até que me convençam do contrário, continuarei a acreditar em Montessori e a recomendá-lo para os pais.
    Andrew McAfee
    Colunista da Harvard Business Review e pesquisador do MIT
  • Sergey Brin
    Cheguei no país com seis anos e imediatamente fui para uma escola Montessori. […] Eu realmente acho que me beneficiei da educação Montessori, que de algumas maneiras dá aos alunos muito mais liberdade para fazer as coisas do seu jeito, e para descobrir. Interessante que meu parceiro Larry Page também tenha ido a um jardim de infância e pré-escola Montessori; é algo que temos em comum. Eu acho mesmo que algum crédito da vontade de ir atrás de seus interesses… você pode ligar isso àquela educação Montessori
    Sergey Brin
    co-fundador do Google