Maria Montessori nasceu na Itália, em 1870, e faleceu em 1952. Formou-se em Medicina, Pedagogia, Antropologia e Psicologia. Foi à primeira mulher a se formar em medicina em seu país.
Maria Montessori foi à idealizadora do Sistema Montessori. Ela inaugurou em Roma, no ano de 1907 a primeira escola que adotou o seu sistema educacional, um método pedagógico revolucionário para sua época e que se espalhou neste tempo por todos os continentes.
Ela baseou seu método de educação na observação científica dos processos de aprendizagem das crianças. Guiada por suas descobertas sobre como as crianças aprendem por elas mesmas. A Dra. Montessori sugere que lhe seja oferecido um ambiente estruturado para que sua ação seja produtiva; nutrindo a sua curiosidade natural e instigando-a para novas descobertas com atividades apropriadas para cada etapa de sua vida. Nesta perspectiva a criança é a protagonista de um processo de autoconstrução, favorecido pelos cuidados do educador.
Dentro de uma sala Montessori as atividades atendem a cada criança em apresentações individuais ou em pequenos grupos assegurando o respeito ao ritmo de cada aprendiz e o sucesso da aprendizagem.
Num ambiente preparado, de acordo com as necessidades do aluno, este aprende a se desenvolver por si mesmo, guiado por suas potencialidades inatas. Não há limite para o que as crianças desejam criar. Assim, sua inteligência pode crescer livre.
As salas são divididas por faixa etária, Maria Montessori defendia a estrutura de classes de idades mistas, não somente para assegurar uma atmosfera de aprendizado cooperativo, o trabalho em equipe, o desenvolvimento emocional e o incentivo à interação social, mas a justificava pela especificidade na forma de aprender que cada etapa de desenvolvimento apresenta.
O método Montessori oferece aos seus aprendizes um "ambiente preparado" com materiais de desenvolvimento de características bem definidas, permitindo à criança chegar gradualmente e de acordo com seu ritmo, à conquista de novos
1. Autoeducação: Capacidade natural que a criança tem de aprender
2. Educação Cósmica: Cosmos significa "Ordem" A educação cósmica ajuda a criança a entender seu papel no universo e como ela pode contribuir com o mundo.
3. Educação como Ciência: Aplicação do método da pedagogia científica - Método Montessori.
4. Ambiente Preparado: Preparação do local onde a criança desenvolve sua liberdade, autonomia e limites.
5. Adulto Preparado: Preparação do local onde a criança desenvolve sua liberdade, autonomia e limites.
6. Criança Equilibrada: A criança em seu desenvolvimento natural
No nosso ensino Fundamental continuamos trabalhando o respeito a individualidade e cooperação das crianças estabelecidas na metodologia Montessoriana mas com o apoio e guia do Sistema Piaget de Ensino.
Um sistema construtivista com um material dinâmico e interativo que se preocupa em desenvolver, no aluno, os seguintes aspectos:
Construção da autonomia, responsabilidade, cooperação, criticidade e criatividade.
Fortalecimento da auto-estima do aluno, levando-o a acreditar na sua capacidade de transpor obstáculos e de buscar novos conhecimentos.
Propiciar ao aluno a compreensão da realidade, apropriando-se de informações, conceitos, códigos e produções simbólicas, científicas e sociais da humanidade, na construção do seu conhecimento.
Resgate de valores sociais: cidadania, respeito às instituições e à natureza.
Incentivar a valorização das relações familiares, fortalecendo a parceria com a Escola.
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